0000 0000 0006 0000





0006 0000 0000 0000




0080 0000 0000 0002

31.1.13

Entrevista de Matthew Quick - autor "O lado bom da vida"‏


A editora Intrínseca publicou no dia 29 de Janeiro de 2013 uma matéria de entrevista do autor Matthew Quick que escreveu "O lado bom da vida" que foi feito também o filme, que será lançado dia 1 de Fevereiro desse mesmo ano e estrelado pela atriz Jennifer Lawrence que ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz nesse mesmo filme. Na sinopse conta que Pat Peoples não suporta finais tristes. Recém-saído de uma temporada em um hospital psiquiátrico, o ex-professor de história de 30 e poucos anos volta a morar com os pais e tenta reconstruir sua vida. No entanto, ele não se lembra de quanto tempo e nem por que ficou internado e suas únicas certezas são: entrar em forma e ser gentil para reconquistar sua ex-mulher Nikki e se manter bem longe de seu inimigo número um, Kenny G. A editora também divulgou algumas partes da entrevista de Matthew á East Valley Tribune onde ele fala sobre a adaptação cinematográfica de seu romance, sua luta contra a depressão e de sua relação com os inesquecíveis personagens Pat Peoples e Tiffany.


Confira partes da entrevista retirados do site da Intrínseca:


Ao ler o seu romance e assistir à adaptação cinematográfica, percebi grandes diferenças entre os dois. Houve alguma mudança da qual você tenha gostado particularmente ou que achou que de algum modo beneficiou a história original?

Como sabe, sou um grande fã do filme, realmente gostei, mas… Coisas que acho que tornariam o filme melhor? Começo por dizer que, seis anos depois, ainda estou completamente feliz com O lado bom da vida como livro. O trabalho de David foi o de fazer a história funcionar da melhor maneira possível na tela, dadas as circunstâncias. Um exemplo disso foi a inclusão de De Niro no elenco. De Niro e Bradley Cooper têm um relacionamento fora da tela; David me disse que é uma situação quase de pai e filho, o que, segundo ele, é uma dádiva para um diretor. E imediatamente se dispôs a inverter os papéis.

No livro, Pat de fato deseja ter um relacionamento com o pai mas este é emocionalmente incapaz de fazê-lo. Já no filme, você vê De Niro querendo que Pat volte, sob o pretexto de que os Eagles ganharão caso ele esteja por lá. Você tem a sensação de que o pai realmente quer fazer parte da vida do filho, de modo que David inverteu um pouco os papéis.

Embora você já tenha dito que lutou contra a depressão enquanto escrevia O lado bom da vida, como você tentou se colocar na pele de Pat? Você fez algum tipo de pesquisa ou falou com pessoas que têm grave transtorno bipolar?

Sim, quer dizer, conheço pessoas com transtorno bipolar e eu mesmo tenho minhas mudanças de humor. Nunca fui diagnosticado como bipolar, embora minha esposa diga que sou bipolar. Não é um caso tão grave quanto o de Pat, mas entendo de mudanças de humor. Tendo trabalhado com pessoas que possuem problemas mentais e me considerado alheio a esse grupo, estou sempre falando sobre como nós demonizamos as coisas. Dizemos: “Ah, as pessoas com problemas mentais estão relegadas a esta outra posição”, mas sempre me apresso em lembrar que os meus maiores heróis são pessoas dessa comunidade.

Kurt Vonnegut é um herói para mim. Ele sofria de uma terrível depressão e tentou se matar. Ernest Hemingway é um herói para mim, e todos nós sabemos o que aconteceu com Ernest, e quanto ele lutou. Não creio que seja segredo o fato de que, quando um escritor começa uma história, o personagem é a normalidade. Então ele chega ao clímax, há a resolução e, depois, ele volta a baixar. Então, na próxima história que contamos, temos alguém que é a normalidade, em seguida, essa pessoa sobe, chega ao clímax, e depois sobe e desce, sobe e desce. Esse é o ritmo do transtorno bipolar, e não é de surpreender que muitos de nossos romancistas, pessoas que criam e são grandes contadoras de histórias, lidem contra a depressão e episódios depressivos.

Pat, como qualquer outro personagem, sobe e desce ao longo da narrativa, e eu, que passo por crises de depressão e oscilações de humor, acho que é por isso que sempre me relaciono de modo tão intenso com as histórias. Também sou muito sensível. No bairro em que cresci, um bairro operário, essas não são características para serem exibidas, não são características que sejam valorizadas, de modo que as escondi por um longo tempo em minha vida. Eu fingia que não era quem eu era e, quando escrevia poesia na escola, escondia e não falava sobre isso abertamente.

Quando fiquei adulto, foi quase como um processo de revelação, como se o Matt Quick que você conhece da sua rua também tivesse todos esses sentimentos e ideias. Foi engraçado, porque tenho amigos que possuem problemas mentais. Quando O lado bom da vida foi publicado, um amigo diagnosticado como esquizofrênico veio a mim e perguntou: “Como você sabe dessas coisas? Isto é realmente autêntico.” E eu disse: “Bem, eu também tenho os meus problemas.” Foi muito esclarecedor ter essas conversas.

Acho que quando as pessoas leem o meu livro, elas pensam: “Tudo bem, este cara sabe sobre o que está falando.” O outro lado da moeda são as pessoas que leem o livro e dizem: “Não acredito que Pat Peoples seja um personagem realista, nunca conheci alguém como ele.” Isso é muito decepcionante para mim. Não tanto por elas não terem se identificado com o livro, mas por não terem se permitido ter experiências com pessoas com problemas mentais, como se não estivessem dispostas a acreditar que tais pessoas existam de fato. Pode ser algo muito polarizado.

Você poderia falar sobre a Tiffany? Foi um personagem inspirado em alguém que você conhece?

É engraçado. As pessoas me perguntam todo o tempo: “Será que você conhece alguém que precisa dormir com todo mundo no escritório?” Minha resposta entediada é: “Não.” Acho que Tiffany representa na verdade aquela qualidade explosiva que força alguém a olhar dentro de si mesmo. Pat é delirante, especialmente no livro. Ele é muito mais delirante no livro. Ele não quer encarar a realidade. Tiffany é aquela que agarra a cabeça de Pat e faz com que ele olhe diretamente no espelho para alguém que ele não quer ver.

No livro, Pat fica muito transtornado sempre que ouve “Songbird”, de Kenny G. Existe alguma música de que você não goste ou que lhe irrite profundamente?

Não sei. Realmente gosto de vários tipos de música. Contarei uma história engraçada sobre isso. No filme, a música que irrita Pat é “My Cherie Amour”, de Stevie Wonder. No livro, logo no início, também era “My Cherie Amour”. Davi não tinha conhecimento disso, e ficou realmente surpreso ao saber. Não conseguimos os direitos de “My Cherie Amour”, uma vez que era preciso pagar para obter permissão para usar a letra no livro.

Descobrimos esse fato no meio do processo e tínhamos apenas duas semanas para fazer a alteração. Então, minha esposa disse: “Se precisamos obter permissão para usar uma letra, terá de ser uma canção sem letra.” Então eu disse: “Bem, qual música funcionaria?” E ela: “Não seria hilário se fosse Kenny G? Se ele ficasse transtornado com Kenny G?” Achei que seria muito engraçado. Mas as cenas do filme são bastante diferentes das do livro. Embora sejam horríveis, são cômicas e estranhas, uma vez que “My Cherie Amour” é uma música muito mais triste e muito mais trágica. Foi assim que a mudança aconteceu.

Sobre canções que odeio, realmente não sei o que dizer. Tento não odiar coisa alguma se for possível. Quando eu era jovem, costumava ser muito esnobe sobre música, filmes e tudo o mais, porém, ao ficar mais velho — falando parece que tenho um milhão de anos —, minha filosofia é a de que quanto mais coisas você gostar, mais feliz será. Eu não “odeio” nada.


Por: Andressa Vieira - Sonserina
Fonte: Intrínseca


Nenhum comentário:

Postar um comentário