0000 0000 0006 0000





0006 0000 0000 0000




0080 0000 0000 0002

26.7.13

Idiomas da Ficção para a Realidade


Quem nunca sonhou em aprender a falar a língua fictícia de seu livro preferido? Quem nunca ficou tentando repetir ou então imitar o idioma usado pelo seu personagem preferido?
         
Os idiomas fictícios estão presentes em uma boa parcela dos livros de fantasia que lemos, e quando entramos a fundo nessas estórias é inevitável não ter aquela vontade de aprender a falar o idioma daquele personagem que você tanto ama. Pensando nisso, alguns fãs nos fizeram a gentileza de montar pequenos cursos de alguns dos idiomas mais famosos no mundo literário.

Os fãs de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit" podem começar a agradecer a Helge Kare Fauskanger, que foi o autor do livro 'Curso de Quenya - A mais bela língua dos Elfos'. Em seu livro ele traz um curso estruturado em 20 lições que fazem com que o leitor se familiarize com a pronúncia, o vocabulário e a gramática do Quenya. Esse livro é totalmente baseado nas informações de Tolkien, ainda que ele não tenha deixado vocabulário suficiente para que fosse possível ter uma conversa casual é possível aprender um pouco sobre a língua dos elfos. 
         
Para aqueles viciados nos livros e na série de "Game of Thrones", existe o idioma Dothraki, falado por Khal Drogo. Ainda que no livro tenham poucas palavras e frases no idioma ele foi muito explorado na série. David J. Peterson, um inventor de línguas, foi contratado para criar o idioma e, para a alegria dos fãs que sonham em aprender a língua de Khal, David mantém um site chamado Dothraki, onde além de ensinar o idioma também fala de muitas coisas sobre Westeros. (O site pode ser acessado pelo link http://www.dothraki.com/).

Existem muitas línguas no universo literário, porém uma das mais famosas, e que os fãs mais desejam aprender, é a língua das cobras – língua falada pelo nosso querido Salazar Slytherin e seus descendentes. Ainda que apareça pela primeira vez no primeiro livro da saga, ela só é apresentada e explicada no segundo livro – Harry Potter e a Câmara Secreta. No mundo de Harry, alguns bruxos e bruxas tem o dom de falar com serpentes, são os chamados Ofidioglotas. Esse é um dom raro e não é bem visto por outros bruxos, porém, ao contrário desses bruxos, os fãs adoram o idioma falado por Harry e por muitas vezes tentam imita-lo. Como já era de se esperar, essa língua não possui regras nem uma gramática, porém podemos nos divertir fazendo traduções e tentando repetir no site "The Parsel Mouth" (que pode ser acessado através desse link http://www.theparselmouth.com/).

Enquanto não recebemos nossa carta de Hogwarts, não encontramos um elfo e nem podemos passear por Westeros, podemos viajar tentando aprender a falar como nossos heróis.


Por: Jéssyca Hellen - Sonserina



Nenhum comentário:

Postar um comentário